.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Blog 12.01.2016
MAGNÉSIO - protetor dos olhos que poucos conhecem.
Alimentação rica em magnésio diminui riscos de desenvolver retinopatia diabética, glaucoma e catarata. Também combate hipertensão, envelhecimento e TPM.
Alimentação do brasileiro, só 17% da população consomem os 400 gramas recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de frutas, hortaliças e verduras, conforme levantamento do Ministério da Saúde.
Resultado: falta na dieta magnésio que protege a saúde dos olhos e exerce mais de 300 funções metabólicas vitais.
Recentemente estudo publicado no British Medical Journal revela que a ingestão diária extra de uma porção e meia de vegetais verdes, importante fonte de magnésio, reduz em 14% o risco de contrair diabetes.
Uma metanálise realizada no Instituto de Ciências Metabólicas de Cambridge (Reino Unido) mostra que a alimentação rica em magnésio baixa a pressão arterial e o nível de glicose no sangue. Por isso, pode deter o desenvolvimento da retinopatia diabética, importante causa de cegueira.
Protetor
Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, SP, a doença atinge 75% dos dez milhões de brasileiros diabéticos e na maioria dos casos leva à perda da visão. Embora os estudos não sejam conclusivos, o especialista afirma que o nutriente é essencial para a saúde dos olhos. O médico destaca que magnésio age como bloqueador de depósito de cálcio nas paredes internas das artérias. "Estes depósitos provocam a formação de neovasos que dificultam a nutrição da retina e levam à morte de suas células, principal característica da retinopatia diabética" explica.
Além de impedir a calcificação dos vasos e artérias, destaca, o magnésio dificulta a produção de um potente vasoconstritor, a endotelina-1. Por isso, quem faz dieta pobre em magnésio tem maior chance de contrair hipertensão arterial e glaucoma primário de ângulo aberto, decorrente do menor fluxo de sangue na cabeça do nervo óptico.
Os problemas da deficiência nutricional não param por aí. O especialista diz que magnésio auxilia na absorção das vitaminas E, C e B, nutrientes essenciais para a saúde dos tecidos oculares e de outros órgãos. Também protege contra o estresse oxidativo que pode provocar catarata precoce, agravar o envelhecimento da pele e os sintomas de TPM (Tensão pré-menstrual) entre mulheres, afirma.
Carências e fontes
Os principais sinais de déficit de magnésio informamos pelo Dr. Leôncio Queiroz Neto são:
- Tremer nas pálpebras ou mãos;
- Câimbra e movimentos involuntários na face;
- Insônia;
- Fraqueza;
- Taquicardia;
- Perda de apetite, náusea ou vômito.
O médico lembra que este desconfortos não aparecem simultaneamente e ainda podem estar associados a outras alterações da saúde.
------------------------------------------
Adotar suplementação por conta própria, nem pensar.
Queiroz Neto explica que as absorções do magnésio e do cálcio competem.
Por isso, o consumo deve ser combinado. Além disso, a suplementação exige acompanhamento médico porque excesso pode causar queda na pressão arterial, alterações na calcificação óssea e problemas respiratórios.
------------------------------------------
As principais fontes de magnésio são: folhas verdes, frutos do mar, castanhas e cereais integrais.
Catarata pode estar associada a hábitos
A catarata, maior causa de cegueira tratável, é a opacificação do cristalino, lente natural do olhos responsável por focar as imagens na retina. Em geral está associada ao envelhecimento. Segundo o especialista, pode ocorrer precocemente poe deficiência alimentar, excesso de exposição ao sol ou traumas. Para eliminar a doença o único tratamento é a cirurgia que substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular. É a cirurgia que mais avançou nos últimos anos. Tanto que hoje permite a uma pessoa com mais de 60 anos enxergar igual a outra com apenas 20 anos. O aumento de glicose no sangue de portadores de diabetes torna os olhos mais vulneráveis. Para preservar a visão, deve-se consultar um oftalmologista anualmente ou sempre que se perceber alteração.
Fonte: O livro de Vida Integral de Ivo Santos Cardoso
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Arma contra o câncer
O vírus que ataca tumores
A ideia é colocar no mesmo corpo humano duas classes de inimigos. Graças a um vírus, o câncer é dizimado sem que as células saudáveis sejam punidas pelo micro-organismo. Não se trata de um plano mirabolante, mas de uma experiência com ratos realizada na Alemanha. Os pesquisadores convocaram um agente viral inofensivo ao homem, o parvovírus H-1, para infectar um tipo de tumor cerebral em estágio avançado. O saldo da invasão foi a regressão da doença. "É um tratamento alternativo e potencialmente seguro para o problema quando ele resiste às terapias tradicionais", afirma o neurocirurgião Karsten Geletneky, da Universidade de Heidelberg, que deve comandar em breve os testes com seres humanos.
Câncer de cólon / resposta na urina
É em meio a esse líquido que cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, buscam identificar dedos-duros do câncer de cólon. Em um novo estudo, eles rastrearam diversas substâncias, os metabólitos, que podem delatar um tumor no intestino. "Elas se expressam anormalmente na urina de pacientes com a doença. O próximo passo para validá-las é aplicar o método em um grande número de pessoas", conta o autor da pesquisa, Wei Jia. "Nosso objetivo é desenvolver um simples exame que ajude a detectar mais cedo o problema".
- Postagem M.Ianzer de 15.10.10
- (Revista "Saúde! é vital" - nº 328)
.-.-.-.-.
Arma contra a dengue
O vinagre é um inimigo contra o aedes eagypti(mosquito proveniente do Egito) que transmite doenças como a febre amarela e dengue. Desde 2003, o engenheiro agrônomo Reinaldo José Rodella coordenou, em Piracicaba, uma série de pesquisa usando o condimento diluído na água contaminada com larvas do mosquito. Confirmou-se nos laboratórios, o ácido acético presente no vinagre eliminou todas as larvas das amostras analisadas. Basta a adição de 5% de vinagre num recipiente com água. O VINAGRE É ARMA EFICAZ CONTRA A DENGUE.
Centro de Controle de Zoonoses,
Escola Superior de Agricultura
Luiz de Queiros (Esalq),
Carnevalli Biotecnologia,
Escola de Engenharia de Piracicaba.
http://www.itanhaém.sp.gov.br/
http://maisvoce.globo.com/dicas
A borra do café produz um efeito que bloqueia a postura e desenvolvimento do AEDES AEGYPTI (dengue). Duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água para o prato do vaso ou bromélia.
Dra. Herminone Bicudo - Pesquisadora do IBILCE e Coordenadora do Laboratório de Vetores - E-mail: bicudo@ibilce.unesp.br
Reportagem completa nos sites:
http://www.borkenhagen.net/saude/dengue_cafe.htm
http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/bio/laboratorio/vetores/borra_cafe.hhtml
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV Digital, I hope you enjoy. The address is http://tv-digital-brasil.blogspot.com. A hug.
Postar um comentário