1. O poder do tomate
2. Semente da Sucupira
3. A panela ideal / comida saudável
4. Sal
5. Radiação ultra violeta
6. Mostarda - muito além do molho
7. Dicas - soja e seus derivados
.-.-.-.-.
7. Dicas para uma dieta equilibrada
Atualmente os brasileiros enfrentam crescente aparecimento de doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado.
Alternativa: alimentos funcionais que combatem as doenças.
Alimentos funcionais: um desses alimentos é à base de soja - mas sem exageros. A soja e seus derivados oferecem ao nosso metabolismo milhares de benefício. Devido à sua alta concentração de proteína, o consumo em excesso pode desencadear alergias - dependendo da sensibilidade de cada um. É essencial a orientação médica ou de um nutricionista para adequar as porções de soja e derivados.
Oleos de linhaça, folhas verdes, frutas cítrica, peixes, entre muitos outros, são alimentos que possuem compostos com proteína de soja - isoflavonas - licopeno - que agem de forma benéfica em nosso metabolismo, desde que sejam consumidos de forma moderada.
O termo lecitina - originou-se da palavra grega Lekithos. As lecitinas podem ser de origem animal (gema do ovo) e de origem vegetal (soja, semente de algodão e milho).
A lecitina de soja é mais conhecida como a gordura ou óleo retirado da soja. Considerada como um antioxidante, possui em sua composição fosfato, vitaminas do complexo B e ácido graxos poliinsaturados (indispensáveis para o bem do nosso organismo), além de uma quantidade significativa de cálcio, ferro, magnésio e vitamina A.
Uma das funções que mais chamam a atenção é a presença da colina, importante vitamina fundamental para o desenvolvimento cerebral humano, com atuação relacionada à função da memória. Além dessa função, essa vitamina auxilia diretamente na prevenção e acúmulo de gorduras no fígado.
Observação - A lecitina de soja além de prevenir doenças cardiovasculares, como a redução do colesterol, este antioxidante auxilia no tratamento da obsidade, protege a pele, os cabelos e as unhas, alivia os sintomas da menopausa e auxilia na regulação das funções hormonais.
Fonte: Revista Leve & Leia - dez 13
.-.-.-.-.-.
6. A origem da mostarda
Já era utilizada por egípcios, gregos e romanos no tempero de carnes e peixes. Estima-se que os primeiros a elaborarem essa mistura a partir das sementes rusticamente moídas, acrescida de mel e vinagre, foram cozinheiros franceses ainda na Idade Média.
Utilidades
As sementes e as folhas da planta - que é rica em vitamina A, vitamina do complexo B e sais minerais - são utilizados como especiarias.
Condimento
Depois de moídas e misturadas com água, vinagre ou vinho, transformam-se no condimento amarelado apreciado pelos brasileiros nas diferentes versões encontradas em tubinhos plásticos, sachês e potes.
Gastronomia - Priscila Pires.
-.-.-.-.-.-.
5. Radiação ultra violeta
A radiação ultra violeta, conhecida como UV, é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, os raios UV podem causar doenças oculares. Os filtros de proteção solar UV servem principalmente para proteger o olho humano contra radiação solar e reduzir o desconforto visual.
Limpeza e manutenção
-Lavar somente com detergente neutro e água corrente.
-Usar flanelas, tecidos limpos e macios ou lenço de papel para limpar e secar.
-Manter os óculos dentro do estojo, em lugar seco, sempre que não estiver usando.
-Não expor a altas temperaturas, especialmente sobre o painel do veículos e dentro do porta-luvas. (Óculos de sol accessories) - 07.09.10
.-.-.-.-.-.-
4 - S a l
Muito sal na comida
O sódio contribui para a retenção de líquidos e o consequente inchaço, o que faz o peso disparar na balança. Além disso, o sal tem relação direta com o aumento da pressão arterial. As maiores fontes de sódio são os alimentos industrializados, embutidos(como salame e mortadela), conservas e lanches prontos, e é muito fácil ultrapassar o limite da ingestão diária recomendada pela Organização Mundia de Saúde(OMS), que é 1 colher(chá). Para não exagerar, capriche no uso de condimentos, ervas e especiarias, que ainda são ricos em nutrientes antioxidantes.
Fonte:
Revista Sua Saúde nº 1 / 2010.
.-.-.-.-.
3. A panela ideal para uma comida saudável
Panela antiaderente: é revestida de um plástico (politetrafluoretileno), alvo de polêmicas desde o início de sua utilização.
Panela de Inox: ideal para o uso diário. Indicada para o preparo de qualquer tipo de fogão. Apenas evite utilizá-la para preparar pratos muito salgados. O inox não é amigo do sal.
Vantagens: distribui calor uniforme, garantindo cozimento mais rápido dos alimentos. Não solta resíduos. Pode guardar os alimentos na panela sem que haja contaminação.
Limpeza: na hora de lavar, use detergente e esponja macia ou produtos específicos para o inox, que dão brilho e removem manchas.
Panela de vidro: como não conduz tão bem o calor, pode queimar a comida. É boa para preparar sopas e molhos.
Panela de barro: absorve o aroma do alimento. Perfeita para peixes e frutos do mar. Cuidado com panela muito velha. Cheia de pequenos poros, retém sujeiras facilmente e pode virar um ninho de bactérias. Conservá-la sempre bem seca.
Panela de ferro: é boa para lentilhas, arroz, feijão, sopas e carnes grelhadas.
Vantagens: ela despacha partículas do mineral para os alimentos. O ferro é bem vindo ao prato, sua migração para a comida auxilia na prevenção e no tratamento da anemia. Mas nada de axagero. A ingestão excessiva de ferro causa problemas no sistema digestivo. Não deve ficar muito tempo entre a panela e o alimento, devido a maior transferência do nutriente.
Limpeza: lavar logo após o uso com esponja macia e detergente. Depois disso, unte-a com um pouco de óleo e seque-a na chama do fogão. Isso evita a formação de ferrugem, o que também oferece perigo ao nosso corpo.
Panela de alumínio: Uso liberado com algumas restrições. É aconselhável evitar esse tipo de panela para cozinhar alimentos muito ácido - molho de tomates e a maioria dos doces. Isso contribui que o metal entre na receita.
Limpeza: não utilize palha de aço na limpeza, para não retirar o revestimento da panela, o que faz com que o alumínio seja mesmo transferido para a comida. Limpar com detergente e à esponja. Se o alimento estiver muito grudado no fundo, coloque detergente, leve ao fogo para aquecer e depois enxágue.
Panela esmaltada: revestida de camadas de esmalte colorido. Distribui bem o calor durante o preparo do alimento. É ótima para carnes. Não deve ser usada para frituras por imersão, uma vez que o óleo pode aquecer além da conta e se deteriorar, formando compostos nocivos à saúde.
Limpeza: Esponja macia para não arranhar a pintura.
PANELA DE PRESSÃO: dentro dela tudo amolece. Requisitada para o preparo de alimentos mais duros, como algumas carnes, grãos como lentilhas e feijão.
Preparação: deixe os grãos de molho previamente para agilizar o cozimento e minimizar a perda de nutrientes.
Cuidados: tomar cuidado com a casca dos grãos, para não entupir a válvula reguladora de pressão, provocando o aumento da temperatura interna da panela e até uma explosão. Deixe sempre um terço do espaço total da panela livre. Troque sempre os pinos e as borrachas e limpe com frequência todas as peças.
Fontes
Revista: Saúde é vital - maio/10
www.revistasaude.com.br
Quintaes, Késsia - "Tudo sobre Panelas"
Cintra, Luiz
Scheffer, Lia
Ianzer, Manoel
Obs: Por tudo isso, eu aconselharia um curso de higiene e limpeza para empregada doméstica:
1. Cuidados com os objetos da casa.
2. Cuidados com a preparação da comida.
3. Limpeza certa dos objetos.
4. Salário correto.
Manoel Ianzer
.-.-.-.-.
2. SUCUPIRA - CURA DE DOENÇASA SUCUPIRA é uma planta nativa encontrada no Brasil(estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Tocantins.
O chá da semente é usado no combate das seguintes doenças: úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anti-cancerígeno e combate inflamações localizadas no útero e ovários.
SEMENTE DA SUCUPIRA CONTRA O CÂNCER
Pesquisadores da Unicamp, identificaram uma substância na planta da Sucupira capaz de inibir o crescimento de células de Câncer de Próstata em estudos in vitra.
Chá de Sucupira - veja site abaixo:
http://immb.motivacao.org/www.youtube.com/watch?v=Dch-Qkf6Ggg
Sucupira no Vinho ou Biotônico Fontoura:Mergulhar 2 sementes quebradas em Vinho - 750 ml ou Biotônico Fontoura - 500 ml, mantendo fechado por 15 dias em lugar fresco(sombra). Coar e tomar 15/20 ml duas vezes ao dia.
Mantenha intervalos de 15 dias uso e 15 dias sem uso da Sucupira.
(15.02.10 )
Fonte: IMMB - Instituto Mente Mestre Brasil
.-.-.-.-.-.-.-.-.
1. O poder do tomate
O alimento é a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
Devido à ação antioxidante, o licopeno garante ainda que o LDL (colesterol ruim) seja oxidado pelos radicais livres.
É RICO EM POTÁSSIO, SÓDIO, FÓSFORO, CÁLCIO, MAGNÉSIO, FERRO, VITAMINAS A e C, FIBRAS ALIMENTARES E BETACAROTENO(que protege as células saudáveis dos danos causados pelos radicais livres)..
É alcalinizado, o que favorece a desintoxicação do organismo - o processo evita a instalação de vírus, micróbios e bactérias, e também controla a viscosidade do sangue, efeito importante para afastar males cardiovasculares.
A fruta contém uma quantidade significativa de agrotóxicos, que podem causar danos à saúde. Para comer o alimento cru com a casca, lavá-lo com água e sabão - é uma boa dica para eliminar parte dos resíduos químicos, deixando-os em um nível seguro.
A MELHOR OPÇÃO É CONSUMIR O TOMATE ORGÂNICO: além de ser livre de pesticidas e fertilizantes possui uma concentração 75% maior de antioxidante em relação ao convencional.
COMO CONSUMIR
Um tomate inteiro ao dia melhora a imunidade. Não convém agregar vinagre e suco de limão. A melhor maneira de consumir a fruta é cozida, acompanhada por azeite.
LICOPENO É BOM PORQUE...
-Pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata.
-Serve de antioxidante preventivo para indivíduos fumantes, que consomem álcool em excesso ou dietas ricas em gordura.
-Fortalece o sistema imunológico e combate infecções.
-Protege contra radiação dos raios ultravioletas.
-Em conjunto com outros carotenóides, previne contra o envelhecimento celular.
-Em mulheres, ajuda a evitar câncer de colo uterino, nos homens, tem efeito contra a displasia prostática(condição pré-cancerosa).
Proibido
O ácido úrico é responsável pela formação de cálculo renal, a famosa pedra nos rins. O tomate está na lista de alimentos proibidos para quem sofre de pedra nos rins, devido ao efeito cítrico.
CHÁ
O tratamento pode ser auxiliado por chá de tomateiro, que diminui a quantidade de ácido úrico, afirma a nutricionista Daniela Jobst. A receita é simples: Coloque duas colheres de sopa das folhas fatiadas em dois copos de água fervente e deixe em infusão por 15 minutos. Ainda morna, filtre e beba três xícaras ao dia.
Fontes:
Revista VIDA NATURAL - 2008.
Daniela Jobst - Especialista em Nutrição funcional.
Ana Beatriz Baptistella Leme da Fonseca - Nutricionista.
Patrícia G.B. de Carvalho - Pesquisadora da Embrapa.
Óculos de sol accessories.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
mlab.sp@gmail.com
Oiee!!
Parabéns! Adoramos o livro!!
Está muito bom. É um excelente manual para reflexão.
Beijos
Gerusa e Mariana
sandra.melloferreira@gmail.com
Oi Mané
Eu também fiquei feliz de reencontrar vocês, muitas saudades.
Você está ficando chique.... legal - amei seu blog, vou divulgar.
Bjos
Sandra
rosa.mar.sol@hotmail.com
Olá!!
Tudo bem?
Já entrei no seu blog e votei, num ótimo, mas mereces muito mais. Está de parabéns pelo belo trabalho de esclarecimento que faz.
Que Deus te envolva em muitas bençãos!! Muita Luz!!
Bjs
Rosangela
Postar um comentário